POR UMA SOCIEDADE CONSCIENTE E ECOSSOCIALISTA!
Todos os dias, lidamos com notícias de como o capitalismo vem, constantemente, devastando o nosso meio ambiente. Seja por meio do desmatamento em massa, visando o lucro de empresas multimilionárias, seja com a aprovação de PLs que visam flexibilizar a atuação do agronegócio, promovendo o desmonte da regulação dos agrotóxicos e até mesmo com os impactos ambientais e sociais causados pela ausência da fiscalização das mineradoras em nosso país.
Enquanto candidata a Vereadora, professora e anticapitalista, reforço que meus valores correm lado a lado com o ecossocialismo, que caminham de encontro a essa dinâmica capitalista e produtivista, que busca incessantemente o lucro e a dominação do mercado em detrimento do nosso meio ambiente. Precisamos de reforma agrária, do fim do latifúndio! Precisamos de leis que assegurem nosso meio ambiente e fiscalize as ações que possam prejudicá-lo.
Não há socialismo sem visão ecológica e sustentabilidade e não há ecologia sustentável sem que pensemos na sociedade. O capitalismo é incompatível com a preservação, é incompatível com a distribuição igualitária de recursos e do respeito à vida!
CUIDAR DO MEIO AMBIENTE TAMBÉM É CUIDAR DOS ANIMAIS!
Durante a pandemia, tivemos um aumento considerável no número crimes contra animais no país, como tráfico de animais silvestres e maus-tratos e abandono de animais domésticos. O contrabando de animais exóticos cresce constantemente, sendo uma ameaça à nossa fauna e à saúde pública. Em 2022, o número de apreensões de animais é três vezes maior que a do ano passado inteiro, seguindo a mesma tendência de 2020. Os casos de abandono e maus-tratos também são assustadores. Em Belo Horizonte, no ano de 2021, tivemos 1.189 registros de maus-tratos. Os casos de abandonos também tiveram dados assustadores, chegando a um crescimento de 150%.
Nossa sociedade naturaliza tratar animais como mercadorias e seres inferiores que não merecem viver em condições dignas. Nossa fauna e nosso meio ambiente precisam de representantes no poder para exercer e cobrar a proteção que eles merecem. Não podemos abrir mais espaço para a exploração indevida de nossos animais para fins ilegais e permitir que eles sejam maltratados e abandonados.
Os ecossistemas precisam ser preservados, e um componente importante são os animais! Não podemos aceitar que animais sejam tratados como objetos. Nossa fauna não foi feita para viver enjaulada, ela precisa da nossa proteção para continuar em seu habitat natural, contribuindo para a ordem da natureza e preservação do meio ambiente.